quinta-feira, 21 de maio de 2009

A oportunidade de uma vida. O Presente.

É genial a forma como Jesus clarifica a nossa condição de pecadores. Condição, não no sentido incondicional de que o pecado nos rege mas no sentido de ser parte constituinte das nossas permissas. Contextualiza-nos no espaço e no Ser. É genial pois leva-nos a atingir aquilo que a nossa magnífica inteligência não logra alcançar por ficar no cácere do irracionalmente lógico.

É a oportunidade de uma vida. Incrível como tudo pode mudar num encontro, num livro, num filme, num olhar, numa dúvida, num etc de experiências. A propósito do Presente... Presente é o tempo de Jesus. Não quero dizer que não seja também Passado e Futuro. Não seria Presente se o não fosse também.

A propósito disto ecoa-me no dentro a resposta que Jesus deu ao cobrador de impostos. A imagem que tenho deste encontro é-me colorizada por um dos filmes da vida de Jesus que passou nesta Páscoa.

Ainda que tenha sido o próprio Jesus a fazer o convite para que ele O seguisse e ainda que nele, a redenção do Senhor já operasse, o combrador de impostos não se sentiu digno de poder Ser com Ele. O fardo era pesado. Um passado avesso à santidade. Um futuro pressagiado pelo que se foi. O modo como os outros o olhavam lembravam-lhe o Homem Velho a todo o instante, de tal modo que quase se sentia a se-lo de novo.

Disse ele:
"Jesus não consigo continuar contigo. Olha como me olham. Sei o que fui. Não sou digno de Te seguir."

Jesus respondeu:
"Mateus, foste(!?), já não és. Agora és Homem Novo. Criatura nova. Sou Eu que te digo. Vem e segue-me!"

É a oportunidade de uma vida. É o Presente.

Sem comentários:

Enviar um comentário